quarta-feira, 19 de maio de 2010

Uma Festa Histórica

Uma sessão solene de entrega de título de Trabalhador Duquecaxiense, realizada na noite do dia 05/05, pela Câmara Municipal de Duque de Caxias, homenageou 80 ex-vereadores eleitos e empossados desde a instalação da Casa de Leis, em 1947. O trabalho de pesquisa e resgate à memória política e histórica do Legislativo durou um ano e contou com a participação de funcionários e amigos. Como parte da homenagem, a recepção da Casa ganhou uma Galeria de Legislaturas, com 16 painéis, afixados na parede, com fotos dos vereadores das 16 legislaturas, imortalizando, através da fotografia, a passagem dos legisladores pela Casa. Ao todo, 52 ex-vereadores prestigiaram a festa, sendo 11 deles ex-presidentes da Casa; outros 28 foram homenageados através de seus familiares.

A Mesa Diretora foi composta pelos presidentes de várias legislaturas e a sessão presidida pelo vereador Armando Maia, um dos mais antigos, e que esteve por mais tempo na Casa: 8 mandatos. Mas, à mesa também estavam os ex-vereadores, Elizeu Alvarenga, que vai completar 98 anos em julho próximo, Seu Luna, Laury Villar, Geraldo Moreira, Jorge Amorelli e o atual prefeito Zito, entre outros. “Hoje estou realizando um sonho. Eu sempre digo que a gente só vai saber conduzir o nosso futuro se nós valorizarmos e conhecermos o nosso passado. A história política dessa cidade passa por essa Casa, passa por nós que somos vereadores. Tenho muito orgulho em poder recuperar a história do nosso município”, comentou o vereador e presidente da atual legislatura, Dalmar Lírio Mazinho.


O prefeito Zito se emocionou ao rever os velhos amigos. “Chegar aqui e ver Valderino, que me viu moleque, Gonçalves Moura, Zequito, Dalva Lazaroni, entre outros, me deixou muito comovido porque me traz lembranças de uma política mais séria, menos eloquente, mas talvez, mais determinada. Tenho uma experiência política de 32 anos e aqui nessa Casa posso dizer que aprendi muito. Falo que sou um eterno aprendiz. Quero e preciso aprender um pouco mais sempre. Assim, quem sabe, eu possa fazer com que nossos sonhos se realizem na cidade que nós amamos”, destacou Zito.



Muito emocionado, Seu Luna, que foi vereador por sete mandatos e presidente da Casa por cinco vezes, disse que não faria discurso por que havia sido proibido pelo médico de se emocionar. “Impossível controlar a emoção vendo o meu primeiro funcionário nesta Casa receber o título de Trabalhador Duquecaxiense. José Antonio da Silva foi meu assessor por 25 anos”. Já Jorge Amorelli, hoje vice-prefeito da cidade, parabenizou a iniciativa: “Essa ideia foi maravilhosa. Temos uma história rica, construída com o esforço de muitos companheiros. Quando vi Armando Maia, meu coração palpitou como se estivesse diante da minha primeira paixão. Essa figura extraordinária sacava do bolso um pentinho e estava sempre com os cabelos impecavelmente apresentados”, brincou Amorelli.

“Mazinho foi muito feliz em resgatar a memória política desta Casa. Relembrando aqueles que lutaram pela melhoria da qualidade de vida da população. Com essa homenagem Mazinho faz com que o povo tenha orgulho do Legislativo”, comentou o ex-vereador Gilberto Silva.

O ex-vereador e atual deputado estadual, Dica, exaltou o legislativo duquecaxiense: “De cada 6 prefeitos eleitos, 4 foram vereadores desta Casa. Na Alerj, não é diferente e a Câmara de Caxias elege mais representantes na Alerj, que a própria Câmara do Rio. Já Geraldo Moreira, brincou: “Dizem que receber homenagem não é um bom sinal, porque significa que a gente está ficando velho e a vida, acabando. Eu acho que é reviver a história. E fico muito feliz por ver tantos vereadores sendo reconhecidos em vida”. “Esta Casa honra o nome e o progresso dessa cidade. Desde a sua fundação, até os dias de hoje, vocês nunca viram sequer um escândalo nas páginas dos jornais. A Câmara que fez essa cidade crescer e ser a mais importante da Baixada, não só economicamente, mas historicamente. A cidade cresce porque a Câmara sempre ajudou os governos, porque os empresários acreditam nela e porque somos um povo de trabalhadores”, disse o vereador da atual legislatura, Chiquinho Grandão, em nome de todos os vereadores.

Quinze pessoas foram homenageadas com o Título de Trabalhador Duquecaxiense, entre elas a coordenadora de Limpeza Urbana, Edelza Vasconcelos, o médico e psiquiatra, que atende na emergência do Hospital Moacyr do Carmo, Dr. José Roberto Mendonça, o comerciante Ernande Ferreira, o comerciante Paulo Roberto, o Paulo do Aipim, de Saracuruna, entre outros.

A solenidade foi encerrada por Dalva Lazaroni, primeira vereadora eleita a frequentar a Casa. “Voltar a essa Casa me traz lembranças muito boas. Aqui encontrei amigos como Armando Maia, que conheci nos anos de chumbo, entrando na nossa casa, pedindo guarida, para não ser massacrado pelos “homens do poder” (homens da ditadura). Conheci Seu Luna como comunista de bem, como tantos outros aqui. Olhar para a história é relembrar tijolo por tijolo que ergueu essa cidade pelas mãos dos homens e mulheres de ontem, hoje e amanhã”, destacou Dalva Lazaroni, encerrando sua fala entoando como diva o Hino Municipal, cuja letra de Barboza Leite fala de um grande povo, onde o progresso é o lema que o trabalho escolheu.

Mazinho, ao lado dos ex-vereadores Luna, Joaquim Fonseca e Elyseu Alvarenga.

Ao lado do ex-vereador Armando Maia, que teve 8 mandatos na Câmara.

Mazinho na composição da mesa.

Mazinho entrega o Título de Trabalhador Duquecaxiense
a Antonio Joaquim Coelho da Cunha,
Governador do Distrito 4570 do Rotary.


Placa de Homenagem aos ex-vereadores.

Feliz, Mazinho festeja com Elyseu Alvarenga
e Valdomiro de Souza Nascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário